Pesquisar

28 de fev. de 2012

Curiosidades da Grécia Antiga

Imprimir E-mail PDF Orkut Facebook Twitter Mais
Neste texto, do blog CURSINHOS CNSC (link no final do texto) é abordado algumas curiosidades da história da Grécia Antiga de forma resumida e bem didática, com um texto bem claro. Neste texto, pode-se perceber alguns hábitos dos gregos que permanecem até os dias de hoje, como brincar de ioiô (quem nunca brincou de ioiô não teve uma boa infância)




Um terço da população grega morava em Atenas.

Brincar de ioiô, gangorra e saltar carniça eram comuns entre as crianças da Grécia Antiga.

Para os gregos Terça-feira é dia de azar.

A Grécia Antiga era formada por Estados separados, cada um centrado em torno de uma cidade.

As duas maiores cidades foram Atenas e Esparta.

Em todas as cidades-estado haviam casas, prédios do governo , templos e uma praça chamada de ágora , onde as pessoas se encontravam e faziam compras .

No campo os agricultores plantavam cevada para fazer pão e mingau, azeitonas para fazer azeite e uvas para fazer vinho. Também criavam cabras, ovelhas e abelhas.

Os pobres moravam em casas simples. Os ricos tinham casas enormes, com os aposentos em volta de um pátio. Havia cozinha, banheiro com encanamento e quartos separados para os homens, as mulheres e os escravos.

Os rapazes ricos de Atenas iam para a escola pela manhã e á tarde faziam ginástica. As moças ficavam em casa aprendendo a fiar e a tecer.

As oliveiras eram consideradas sagradas pelos gregos antigos, quem cortasse uma delas poderia ser condenado a morte.

Os gregos cozinhavam com o azeite, usavam-no nas lamparinas e até tomavam banho nele. A moeda da Grécia Antiga era o Talento.



Fonte: Cursinho CNSC

Nenhum comentário: