Pesquisar

13 de jun. de 2012

15 curiosidades egípcias

Imprimir E-mail PDF Orkut Facebook Twitter Mais


Pense num fato relacionado ao Egito: Certamente, ou você lembrou de um Faraó ou de uma pirâmide. Essas são duas curiosidades "a senso comum" do Egito. Porém, esse povo, que foi isolado culturalmente, trouxe exatamente por isso, várias curiosidades particulares na Religião, Sociedade, Economia e Cultura.


Porém, para não ficarmos apenas em duas das principais características, o História Lecionada traz 15 curiosidades egípcias, que vão desde o Faraó, a Mumificação e as pirâmides até o título de vaso sanitário mais antigo já encontrado.





1.   A rainha Cleópatra testava e eficiência de seus venenos dando-os aos escravos.



2.   Das sete maravilhas do mundo antigo, as oitenta pirâmides são as únicas sobreviventes. Foram construídas por volta de 2690 a.C., a 10 km do Cairo, capital do Egito.



3.   Os egípcios bebiam muita cerveja. Havia pelo menos 15 tipos, tão espessos que precisavam ser coados para beber.

4.   O assento sanitário mais antigo do mundo foi achado no Egito e data de 1350 a.C. (mais de 3000 anos atrás).

5.   Tanto as mulheres quanto os homens usavam maquiagem, pois acreditavam que a maquiagem tinha poder de cura.

6.   Os antigos egípcios consideravam os gatos sagrados. Tinham até uma deusa-gata chamada Bastet. Matar gatos era um crime grave.

7.   A mulher gozava de igualdade legal e econômica com o homem. Apesar disso, não gozavam de igualdade social.

8.   Um antigo remédio egípcio para a cegueira era uma mistura de olhos de porcos esmagados com mel. Colocavam esse preparado no ouvido do paciente

9.   Quando um corpo era mumificado, seu cérebro era removido por uma de suas narinas e seu intestino também era retirado e colocado em jarros. Cada órgão era colocado em um jarro separado. 


10. O faraó era sepultado no espaço sob o vértice da pirâmide. Abaixo ficavam as portas de pedra e passagens falsas usadas para despistar os ladrões.



11. Os egípcios acreditavam que, enterrando seu rei numa pirâmide, ele se elevaria e se juntaria ao sol, tomando o seu lugar de direito ao lado dos deuses.


12. Os faraós eram enterrados com todos os seus bens.

13. A esfinge que guarda as Pirâmides de Gizé tem 20 metros de altura. Equivale a 11 pessoas uma em cima da outra.

14. Os egípcios antigos costumavam guerrear montados em camelos. Estes cheiravam tão mal que os cavalos inimigos quase sempre debandavam

15. Ramsés O Grande teve oito esposas oficiais e quase cem amantes. Ele viveu até 1212 a.C. quando morreu com 90 anos.

Fonte: Shvoong

Nenhum comentário: