Por mais doentio que pareça. é verdade. Yosef Stalin, um dos maiores ditadores da história, responsável pela ascensão econômica da URSS, tinha planos de construir um exército de homens-macaco. A ideia de Stalin era formar um exército, que fosse uma máquina de guerra. A ideia acabou não dando muito certo...
Stalin: projeto macabro lembra filme de terror
Na época, Ivanov ficou honrado com o "convite". Ele tinha estabelecido sua reputação no tempo do Czar quando, em 1901 estabeceu o primeiro centro de inseminação artificial do mundo; trabalhava cavalos de raça. A pesquisa do cientista era exatamente o que as autoridades sociéticas tinham em mente e, em 1926, Ivanov foi mandado para a África com 200 mil dólares para iniciar seu primeiro experimento: inseminação de chipanzés.
Ele usou a Estação de Pesquisa Francesa, na Guiné, onde mulheres africanas eram sequestradas para serem inseminadas com sêmen de gorilas. Enquanto isso, um Centro de Pesquisa, onde macacos seriam testados, foi instalado em Georgia, terra natal de Stalin. O Politburo, engajou a Academia de Ciência no projeto com ordens para a criação de uma "máquina de guerra viva".
Na África, as experiências de Ivanov foram um fracasso. Ele voltou a União Soviética; ali, em Georgia, onde procedimentos semelhantes aos realizados por Ivanov foram feitos em mulheres "voluntárias", os resultados também foram nulos. O cientista caiu em desgraça. Pelo fracasso, que custara caro aos cofres públicos, ele foi sentenciado a cinco anos de prisão; a pena foi comutada por um exílio na República do Casaquistão, na Ásia Central, em 1931.
Nenhum comentário:
Postar um comentário