Pesquisar

29 de jan. de 2012

O que de importante ocorreu no dia 29 de Fevereiro

Imprimir E-mail PDF Orkut Facebook Twitter Mais

29-fevereiro-caderno-rabisco-data
Desde 238 a.C.
A translação solar dura, na verdade, 365 dias e seis horas. Por isso, a cada quatro anos, é previsto um ano bissexto para sincronizar o calendário.
Leitura portuguesa
A Biblioteca Nacional de Portugal, patrimônio documental do país, recebeu o alvará de funcionamento em 29 de fevereiro de 1796 – na época, com o nome Real Biblioteca Pública da Corte.Foi a primeira na Europa a disponibilizar textos à população.
A serial killer Aileen Wuornos, que inspirou o filme Monster, nasceu nesta data em 1956.O cartunista brasileiro Jaguar também, em 1932.
O Nobel do cíclotron
Ernest Lawrence levou o conceituado prêmio de física, em 1939, pela invenção e pelo desenvolvimento do cíclotron – um acelerador de partículas.O invento tinha o objetivo de modificar átomos para criar novas formas de quimioterapia, embora tenha sido usado para fabricar armas nucleares.
E o Vento Levou...
O oscar! Em 1940, o épico do diretor Victor Fleming recebeu 13 indicações e faturou vários prêmios. Entre eles, o de melhor filme, melhor direção, melhor atriz e melhor atriz coadjuvante, para Hattie McDaniel, que se tornou a primeira negra a ganhar a estatueta.
Paz gelada
Em novembro de 1939, durante a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética invadiu a Finlândia para tentar dominá-la, iniciando a Guerra Soviético-Finlandesa (ou Guerra de Inverno). As Forças Armadas do país não resistiram aos ataques e a negociação de paz começou em 29 de fevereiro do ano seguinte. O tratado foi assinado 12 dias depois.
Tchau, presidente!
Em 2004, o então presidente do Haiti, Jean-Bertrand Aristide, renunciou ao cargo e foi exilado na República Centro-Africana. A oposição partiu para a luta armada contra o governo, uma vez que acreditava que Aristide deixaria de convocar as eleições marcadas para aquele ano para tentar uma reeleição.

Nenhum comentário: