Pesquisar

5 de jan. de 2012

Pato Donald x Hitler

Imprimir E-mail PDF Orkut Facebook Twitter Mais

 


Durante a Segunda Guerra Mundial, o Pato Donald, Mickey Mouse e o seu cão Pluto e até mesmo Bambi foram convocados para ajudar no esforço de guerra.

Walt Disney produziu uma série de pequenos filmes usando seus célebres personagens para ridicularizar os inimigos e também para divertir as tropas aliadas que se encontravam na Europa. Estes filmes serviram também como importantes instrumentos de propaganda e de educação dos americanos sobre os seus inimigos.

"Der Fuehrer's Face" chegou às telas em 1943 e ganhou o Oscar de melhor curta metragen de animaçao no mesmo ano.


"Blitz Wolf", outro curta metragem de muito sucesso, foi produzido pelos estudios da Metro-Goldwyn-Mayer e mostrava um enorme lobo (usando o famoso bigode de Hitler), tentando vencer a resistencia de 3 porquinhos (americanos). Este filme começa com uma legenda que dizia: "O Lobo que aparece nesse desenho nao é ficticio. Qualquer semelhança entre este lobo e o #~$?%$ do Hitler nao é mera coincidencia".


Os estudios Disney utilizaram mais de 62.000 metros de filme só em 1942, cinco vezes mais do que se costumava utilizar em tempos paz.

O Pato Donald foi o grande veterano da Disney e 50 anos depois do fim da guerra, foi homenageado pelos serviços prestados a naçao americana. Em 1984, durante a comemoração do seu aniversário, o exército americano como sinal de gratidão, promoveu o valente pato a Sargento, sendo em seguida desmobilizado com todas as honras.

Abaixo, você poderá conferir o video do curta mais famoso de Disney produzido durante a Segunda Guerra Mundial, "Nutzi Land (Der Fueher´s Face)

video

No youtube, você poderá encontrar os outros curta-metragens produzidos entre 1941 e 1944. Clique nos títulos abaixo para poder ver os curtas:

Blitz Wolf (1942)
The Ducktators

Private Pluto

Donald Gets Drafted

Education for Death: The Making of the Nazi
FONTE: Edu Explica

Nenhum comentário: