Pesquisar

5 de jan. de 2012

A queda do Muro de Berlim em "Adeus, Lenin!"

Imprimir E-mail PDF Orkut Facebook Twitter Mais


Após o fim da 2º guerra mundial, as duas principais potências mundiais, Estados Unidos e União Soviética, voltaram para sua guerra não declarada, empenhando-se em manter ou expandir suas respectivas áreas de influência, oque é chamado de guerra fria.
A Alemanha foi dividida entre os vencedores da 2º guerra mundial e a criação do muro de Berlim deixou parte do país sob influência capitalista (Estados Unidos) e outra sob domínio da União Soviética (socialista). Dessa forma, a Alemanha tornou-se uma vitrine para o mundo, pois a disputa ideológica e política entre capitalistas e socialistas transformação as alemanhas em um palco para apresentação de inovações tecnológicas e organização social.
Porém, a partir da década de oitenta já se notava a enorme diferença entre elas. Em 1989 eclodiu na Alemanha oriental uma série de manifestações exigindo melhores condições de vida em 09 de novembro o governo autorizou, entre outras coisas, a derrubada do muro de Berlim.
   

Belo filme sobre o tema chama-se Adeus Lênin !
O filme tem como pano de fundo o contexto histórico da queda do muro de Berlin e o fim da Alemanha Oriental. Alex, um jovem iludido com a liberdade do mundo capitalista, é encontrado pela sua mãe, uma socialista fervorosa, no meio de um protesto a favor da unificação das das duas Alemanhas. A mãe dele entra em colapso e só acorda após o fim do socialismo alemão. Sofrendo de remorso, Alex tenta reconstruir todo o ambiente a extinta Alemanha Oriental. Um excelente filme que apresenta as diferenças em os dois sistemas econômicos mais importantes do século XX. Logo abaixo você pode conferir uma das cenas mais importantes do filme, que é quando Christiane Kerne entra en contato com o mundo capitalista








Veja agora um infográfico sobre a construção e aqueda do muro de Berlim: 
Fonte:http://super.abril.com.br/multimidia/info_510878.shtml


Fonte: Sua Pesquisa Em História

Nenhum comentário: