Pesquisar

20 de jan. de 2012

A história do Fusca

Imprimir E-mail PDF Orkut Facebook Twitter Mais
        Neste dia 20, comemoramos o dia nacional do Fusca, e o História Lecionada não poderia ficar de fora desta comemoração e conta pra você a história do carro mais popular do mundo

O Fusca popularizou-se em diferentes países e ainda desperta a paixão de vários colecionadores.
Por Rainer Sousa
Escarabajo, Huevito, Maggiolino, Bug, Coccinelle e Beetle são apenas alguns dos sinônimos utilizados para nomear o Fusca, um dos carros mais populares de toda a história. Os mais simpáticos à modernidade acham que esse automotor tem um sabor de nostalgia e que nem chega aos pés das possantes máquinas hoje produzidas. Por outro lado, uma grande legião de aficionados faz questão de conservar e manter viva a memória desse mito automobilístico.


Apesar do bom nome, a História do Fusca está ligada a um contexto distante do glamour e da simpatia deste pequeno carro. Por volta de 1932, o alemão Ferdinand Porsche começou a esboçar os projetos de um novo carro que se chamaria “Volkswagen”, que em alemão significa “o carro do povo”. No meio tempo em que as primeiras versões eram experimentadas, o governo alemão se interessou pelo projeto e fez um investimento de 200 mil marcos para a fabricação de três protótipos.
Com um surpreendente motor refrigerado a ar, o Fusca saiu do papel com mais de um ano de atraso, com o nome de Volksauto-série VW-3 e testado por extensos 50 mil quilômetros. No ano de 1938, mediante o bom desempenho do veículo, várias ações foram tomadas para que a sua produção em série fosse iniciada. Pouco depois, esse importante passo na vida do Fusca acabou sendo interrompido pela deflagração da Segunda Guerra Mundial.
A partir de 1939, empregando a mesma plataforma do Fusca, os alemães criaram o jipe Kübelwagen, o anfíbio Schwimmvagen e o Kommandeurwagen, que seriam utilizados nos campos de batalha da época. Em 1944, nos fins da guerra, a fábrica localizada em Fallersleben estava completamente destruída pelos bombardeios deflagrados pelas forças aliadas. Sem nenhum prestígio no mercado, a fabricação acabou sendo timidamente retomada pelo major inglês Ivan Hirst. Logo em seguida, o governo recuperou o projeto, deixando-o sob a tutela de Heinrich Nordhoff.
Nessa época, Nordhoff tomou várias providências para que o Fusca alcançasse os patamares de veículos produzidos em larga escala. Já no pós-Segunda Guerra, o veículo ultrapassou a casa dos 25 mil exemplares e lançou a sua primeira versão conversível. Os holandeses logo perceberam a ideia e entraram na história do veículo como o seu primeiro importador. Na década de 1950, os norte-americanos trataram de popularizar o modelo pelas Américas.
Em 23 de março de 1953, a primeira filial da Volkswagen foi instalada no Brasil com a missão de popularizar o Fusca em nossas terras. Nas décadas seguintes, esse lendário automóvel viveu as oscilações que o colocaram entre o estrelato e o declínio. Chegou a ser tema de um filme de Walt Disney, foi ameaçado pela concorrência de modelos mais arrojados e voltou a ser produzido sob os pedidos de um presidente da República. Em 2003, uma festa de despedida marcou a fabricação de seu último exemplar.

Acontecimentos históricos datados:

-1932: A pedido de Hitler, Ferdinand Porsche começa a esboçar o que mais tarde viria a ser o Volkswagen (carro do povo. volks=povo; wagen=carro)
-1935: Nasce o Fusca, motor refrigerado a ar, sistema elétrico de 6V e câmbio seco de quatro marchas.
-1939: Toda a produção na Alemanha é voltada para defender o nazismo na Segunda Guerra Mundial. Na mesma plataforma do Fusca são desenvolvidos os anfíbios Schwimmwagen, o Kommandeurwagen e ainda o jipe Kübelwagen. Todos foram fabricados até 1945, ano que a Segunda Guerra Gundial termina com a derrota de Hitler.
-1946: Um ano após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, a fábrica da Volkswagen é reconstruída e a produção é retomada.
-1949: O compacto começa a ser exportado para outros mercados, incluindo os EUA.
-1950: Os primeiros Volkswagen desembarcam no Brasil pelas mãos da família Matarazzo.
-1953: Usando o método CKD, o Fusca começa a ser montado no Brasil.
-1959: A fábrica da Volkswagen é inaugurada na Via Anchieta com a participação do presidente Juscelino Kubitschek.
-1986: O carro deixa de ser produzido no Brasil pela primeira vez.
-1993: A pedido do presidente, Itamar Franco, o modelo volta a ser produzido no país com uma série especial apelidada de “Fusca Itamar”.
-1996: É fabricado o último Fusca brasileiro.
-2003: Exatamente às 9h05 (horário local) do dia 30 de julho, na planta de Puebla, México, é fabricado o último fusca da história. O carro faz parte da última edição especial do Fusca,  a “Ultima Edición”. Marcado com o nº 21 529 464, o carro era da cor Azul Aquarius.
FONTE: Motor 4


Nenhum comentário: