Pesquisar

11 de mar. de 2012

Quem derrubou o nariz da esfinge egípcia?

Imprimir E-mail PDF Orkut Facebook Twitter Mais


Você já ouviu falar da ESFINGE?

Se você já vi ela, percebeu que ela tem uma peculiaridade: A falta de um nariz!

Certamente, os egípcios fizeram ela com nariz. Então, quem teria "derrubado" o Nariz da Esfinge? Ao que tudo indica, foi um dos mais famosos imperadores da história. Ficou curioso para saber quem é esse imperador? Leia o texto abaixo e descubra essa curiosidade histórica!




Sempre quando vemos retratos da esfinge em livros, ou a vemos na TV, há algo que nos é impossível nos passar desapercebido: Ela não tem nariz !

Os Egípcios, exímios construtores não a teriam construído com esse defeito notório. Logo, o nariz caiu. Mas o que teria provocado essa queda ? Seria, por acaso, a ação do processo erosivo ao longo dos séculos? Ou então um tremendo raio rasgando os céus ? Nada disso. O triste fim do pobre nariz foi causado pela artilharia de Napoleão em sua luta contra os inglesas no Egito. Simplesmente erraram o alvo!

Bom, parece que os anos passaram, e Napoleao ficou mesmo com a culpa. Porém, não há certeza a respeito. Um desenho do artista e arquiteto naval Frederick Lewis Norden, que visitou o Egito em 1755 - mais de 40 anos antes da chegada de Napoleão, mostra a Esfinge de Gizé já sem o nariz.
"Essas lendas se consolidaram muito por conta da fama de louco de Napoleão", afirma o egiptólogo Antônio Brancaglion, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP.

Segundo ele, a hipótese mais provável é a de que, em algum momento entre os séculos XVI e XVII, cristãos coptas (da mesma etnia dos antigos egípcios) ou otomanos tenham feito a "cirurgia" utilizando barras de metal e cinzéis, já que as marcas que se podem observar na magnífica escultura indicam uma intervenção desse tipo. No Egito antigo, os ladrões tinham o nariz extirpado como forma de punição e fácil reconhecimento. Mais tarde, os egípcios e também alguns povos invasores passaram a mutilar estátuas assim como forma de, simbolicamente, tirar a honra de uma pessoa".

De todas as formas... Fica a polêmica. Foi ou nao foi Napoleão o responsável pela queda do nariz da esfingie ?

Fonte: Edu explica

Nenhum comentário: