Pesquisar

22 de abr. de 2012

Conheça os detalhes do avião dos Irmãos Wright, os inventores do avião

Imprimir E-mail PDF Orkut Facebook Twitter Mais

A história do Brasil está cheia de lendas. Uma dessas lendas é sobre a invenção do Avião. Se teima em dizer, apenas aqui no Brasil, que Santos Dumont inventou o avião. A invenção do avião foi pelos irmãos Wright, americanos da Carolina do Norte. Esses irmãos inventaram, com três anos de antecedência a Santos Dumont, o avião. Porém, não se pode tirar o mérito do Brasileiro, que inventou o 14 BIS de forma independente dos americanos, embora os americanos saiam na frente pois o avião deles voava mais alto e mais rápido, mas precisava de uma catapulta para impulsionar.
Para conhecermos um pouco mais sobre o invento norte americano, vejamos nesse texto, escrito por Patrícia Pereira, mais detalhes do avião dos Irmão Wright, os verdadeiros pais da aviação:


Equilíbrio
A asa direita era 10 centímetros mais longa do que a esquerda para compensar o peso do motor, localizado à direita do piloto.
Estabilizadores frontais
Pequenas asas com superfícies ajustáveis, usadas para resolver problemas de perda súbita de sustentação.








Motor
De 12 cavalos, foi fabricado pelos próprios irmãos Wright. Ficava à direita do piloto e fazia girar duas hélices propulsoras.
Hélices
Eram duas, de madeira. Ficavam atrás das asas, uma de cada lado, e giravam em sentido contrário.
Asas flexíveis
Cordas atadas às pontas das asas podiam ser puxadas ou afrouxadas pelo piloto, em um sistema que possibilitava ao avião girar em seu eixo longitudinal ou vertical. Com isso, passaram a controlar a inclinação da aeronave.
Leme móvel
Antes de se instalar esta parte, ao fazer uma leve curva no ar, o planador girava de maneira muito abrupta. O descontrole foi apelidado por Orville de “escava-poço”. O leme duplo e móvel permitiu ao piloto controlar o aeroplano.
Ficha técnica
Extensão das asas: 12,3 metros (a direita era 10 centímetros maior do que a esquerda)
Comprimento: 6,4 metros
Peso: 274,4 quilos (sem o piloto) ou 341 quilos (com o piloto)
Motor: horizontal, de 4 cilindros e 12 cavalos

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso vai ser sempre um planador nunca um avião