Pesquisar

17 de abr. de 2012

Características da sociedade etrusca

Imprimir E-mail PDF Orkut Facebook Twitter Mais



Dentre os (vários) povos que foram dominados por Roma, alguns possuíam características culturais, sociais e econômicas específicas, apesar de às vezes não serem tão grandes em termos populacionais e geográficos. Um desses povos é o povo Etrusco, que se formou na Região da atual Itália. Mestres na Agricultura, viviam numa sociedade Aristocrática e davam autonomia às mulheres, algo impensável na maioria das civilizações do Século VII a.c.

Leia agora um pouco mais sobre as curiosidades e particularidades desse povo de traços tão marcantes que mesmo sendo dominados pelos romanos, que eram infinitamente maiores e superiores, conseguiram influenciar a sociedade romana.


Os etruscos eram um povo que habitava a antiga Etrúria, região a oeste dos Montes Apeninos e do rio Tibre. Este povo dominou a região central da Itália durante os séculos VI e VII a.C. Era formado por doze cidades independentes, sendo as mais importantes Volterra, Cortona, Fiesole e Chiusi.
Em 283, os etruscos foram dominados e submetidos ao controle dos romanos, perdendo várias características culturais.

Cultura etrusca

Muitas informações sobre a civilização etrusca foram obtidas por historiadores e arqueólogos que descobriram diversos túmulos ao norte de Roma. A partir da análise dos artefatos e túmulos, chegou-se a varias revelações importantes:
- Os etruscos possuíam uma sociedade aristocrática;
- As mulheres etruscas desfrutavam de uma vida emancipada;
- Faziam objetos (vasos, esculturas e enfeites) em terracota com grande habilidade;
- Dominavam as técnicas de fazer objetos em bronze e metal;
- Eram habilidosos na arte da ourivesaria (fabricação de jóias);
- Na arquitetura, destaca-se a construções de templos, necrópoles e pontes. Usavam a pedra e o barro como base das construções.

Economia

Os etruscos basearam sua economia em atividades ligadas à agricultura e ao comércio, principalmente, de jóias, artesanato e diversos produtos de metal.

Religião

A religião etrusca era politeísta, pois acreditavam na existência de vários deuses. Era forte a influência da mitologia grega, sendo que as três divindades etruscas mais importantes eram Uni, Tinia e Menrfa. Estes deuses eram cultuados em templos. Eram comuns também as adivinhações e profecias realizadas pelos sacerdotes etruscos (arúspices). Vários elementos etruscos foram incorporados pela religião romana.

Curiosidade:

- A escrita etrusca ainda é um grande enigma para os pesquisadores desta civilização, pois não foi decifrada. Quando isto acontecer, os diversos registros poderão revelar novos aspectos da história e cultura dos etruscos.

Pesquisa: Sua Pesquisa

Nenhum comentário: