Pesquisar

11 de jul. de 2012

Tecnologias da Idade Média

Imprimir E-mail PDF Orkut Facebook Twitter Mais
A Idade Média é a era mais carregada de preconceitos. Conhecida como uma era de retrocessos, leva o apelido de Idade Das Trevas, apelido renascentista que ainda não foi eliminado. Porém, a era medieval tem como principal característica o desenvolvimento tecnológico. Poucas épocas históricas desenvolveram tanta tecnologia quanto a Idade Média.

Catedral de Colônia
Neste texto, veja um pouco mais do que foi desenvolvido entre os anos 476 e 1453, que foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico contemporâneo.

A idade média foi onde a tecnologia evoluiu muito, mas ninguém vê como as pessoas eram inteligentes naquela época, e também comparam muito a ciência da idade média com a da idade contemporânea. Mas a tecnologia na idade média evoluiu em todas as áreas, construção, armamento, vestes, agricultura e no transporte.


Transporte começou a evoluir com os estribos, onde o cavaleiro apóia os pés no cavalo, e também foi a criação da carroça, onde agora varias pessoas poderiam viajar em um mesmo “veículo” assim não se precisava gastar com muitos cavalos. Para também o bem estar do cavalo, foi inventada a ferradura, assim seus cascos ficam quase intactos, e não sentem dor.Outra coisa também para o bem estar do cavalo, e que também melhorou a agricultura, foi o novo tipo de “coleira” para o cavalo levar as carroças, a antiga machucava o pescoço do cavalo, e também fechava um pouco sua traquéia onde poderia fazê-lo ficar com falta de ar. Mas não foi o suficiente ela melhorou o desempenho do cavalo, mas ainda assim fazia muita pressão no peito do cavalo, o que fazia perder um pouco do seu desempenho máximo. Então foi criada outra onde é um colete acolchoado em volta do pescoço do cavalo, e duas barras de madeira onde levavam até a carroça assim ficava com desempenho Maximo sem machucá-lo.



Na agricultura surgiram coisas importantes até hoje para algumas pessoas, como o arado, usando bois para arar a terra, assim fica bem melhor de se colocar as sementes, pois agora o cansaço era menor para o trabalhador. Como também já existia a rotação de culturas, o que já era uma boa e inteligente ideia para a época. Foi inventada outra técnica chamada tri rotação de cultura, que consistia em a terra ser dividida em três partes, uma para arroz, outra trigo e a outra feijão plantava no outono, na primavera, quando se tira as plantas boas, ele invertia as plantações. Os moinhos também foram inventados na idade média.



Coisas Gerais, bom esse parágrafo diz sobre coisas que são comuns pra gente, mas pouca gente sabe que as engrenagens foram inventadas, o relógio também, por que como a população era grande nas cidades tinha que ter algo para organizar o tempo. O carrinho de mão também foi inventado nessa época, o que permitiu os trabalhadores levarem mais que seu próprio peso. Os óculos também foram inventados na idade média, na Itália.



Na mineração não teve uma grande revolução, mas com o gasto muito alto de ferro, prata e ouro, as minas foram ficando mais profundas o que levou às “mineradoras” terem que tirar a água que achavam lá dentro.



Na indústria têxtil, era um tecelão, e as mulheres faziam os tecidos, e etc. No inicio a tecelagem era difícil, pois os teares eram na vertical, mas com o tempo foi se adaptando e ficando igual aos teares dos chineses, que serviam para a seda, ou seja, ficaram verticalmente. Um dos avanços foi a troca da lã pelo algodão, pois era mais barato. Com o algodão tomando conta do mercado, inventaram a roda de fiar, que melhorou quase em 100% a facilidade de lidar com a tecelagem do algodão. Também começou as guildas, que era coorações de artesãos onde só eles podiam vender na cidade, estrangeiros não.

Nenhum comentário: