Pesquisar

13 de abr. de 2012

A história da máscara V de vingança

Imprimir E-mail PDF Orkut Facebook Twitter Mais

Máscara de V, do filme V de Vingança
A elite das classes sociais sempre teve seus inimigos, independentemente de qual período histórico. Na história contemporânea, com o fortalecimento das grandes corporações e maior exploração das elites e das grandes lideranças políticas, o número de correntes aumentou. As correntes mais marcantes da História Recente é o Anarquismo e o Socialismo. Mas os tempos modernos trouxeram uma novidade: Poucos sabem os princípios reais (pois a mídia sempre rebaixa movimentos que favorecem o povo, por serem grandes corporações) que defende a máscara V de Vingança. Fato é que ela anda tirando o sono de muita gente grande. 

Mas você conhece a história dessa máscara? Conhece o que ela representa? 

Se não conhece, leia esse texto que conta a história do V de Vingança, e essa história revela que essa máscara não é tão recente


Máscara de V

Encontrei esta curiosidade no blog do Professor Alexandre. Depois do filme “V de Vingança”, de 2006, a Máscara de V passou a se tornar o ícone da contracultura, protestos das mais variadas origens  e até resistência digital, como no caso do grupo hacker Anonymous e seus ataques virtuais no início de 2012.
A máscara foi criada por David Lloyd, coautor da história em quadrinhos “‘V de Vingança”, de 1982, que deu origem ao filme homônimo. Mas você sabia que ela tem uma origem histórica?

Conspiração da Pólvora

A máscara representa um inglês chamado Guy Fawkes, que participou do conjunto de eventos que deu origem à Revolução Inglesa, no século XVII. Fawkes participou da Conspiração da Pólvora, que planejava explodir o Parlamento durante um discurso do rei James I. No dia 05 de novembro 1605, ele foi capturado e condenado à morte por traição. A data é celebrada até hoje na Inglaterra.

Nenhum comentário: