Pesquisar

8 de fev. de 2012

Exposição em São Paulo mostra peças do Império Romano

Imprimir E-mail PDF Orkut Facebook Twitter Mais


No Museu de Arte de São Paulo está acontecendo uma exposição imperdível para admiradores da HISTÓRIA ANTIGA e do IMPÉRIO ROMANO. A exposição temporária ROMA - A VIDA E OS IMPERADORES mostra estátuas, itens e curiosidades do império romano com as peças originais do império milenar, sendo algumas saindo pela primeira vez do seus respectivos museus.

Ao final do texto, você poderá acessar o site do MASP direcionado ao Link da exposição para maiores informações.






Formado por riqueza cultural que abrangeu toda a Europa e parte da Ásia e da África, o Império Romano fundiu costumes e tradições que se propagaram pelo mundo ao longo dos séculos. Em Roma - A Vida e os Imperadores, o desafio é recontar a trajetória do povo e dos imperadores romanos no período tardio da República e primeiros séculos do Império Romano por meio da arte, da arquitetura triunfal, das cerimônias de poder, da vida cotidiana, das célebres conquistas e da opulência do Império.
De 25 de janeiro a 22 de abril, o público poderá apreciar o deslumbrante acervo que sai da Itália pela primeira vez, vindo de importantes instituições como o Museu Arqueológico Nacional de Florença, o Museu Nacional Romano, o Museu Nacional de Nápoles, o Antiquário de Pompeia, o Museu Arqueológico de Fiesole e a Galeria Uffizi. A exposição marca a abertura da programação do MASP no Momento Itália Brasil 2011-2012.
A curadoria, assinada por Guido Clemente, professor de História Romana da Universidade de Florença, em parceria com uma comissão de estudiosos e historiadores dos principais museus italianos de arqueologia, buscou privilegiar a abordagem dos imperadores de Roma do ponto de vista do exercício de seu poder e de suas diferentes personalidades. “Augusto, por exemplo, foi o modelo de respeito pela tradição; ao contrário de Nero, que quebrou todas as regras e fez do papel imperial símbolo de tirania e crueldade. Trata-se de um verdadeiro obcecado pelo luxo”, explica o curador, para quem a variedade de peças é a verdadeira riqueza da exposição, pois permite ao visitante o acesso a um mundo complexo. “Tentamos colocar o poder imperial em perspectiva e lidar com o que o Império realmente foi. Neste sentido, tratamos da vida social e familiar, da escravidão, da economia, dos hábitos diários, da religião, dos costumes, do trabalho, das casas dos ricos e da forma como os menos afortunados viviam”, afirma.
Entre os destaques estão três paredes com afrescos da Vila de Pompeia, as estátuas de Júpiter, de Lívia (esposa de Augusto) e da deusa Isis, a Cabeça Colossal de Júlio César em mármore, máscaras teatrais, escultura de Calígula, Armadura de Gladiador, desenhos do Coliseu, a Lamparina de Ouro e cerca de 60 joias.
A exposição é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do Gabinete Cultura e Escritório Emílio Kalil, com patrocínio da Fiat Automóveis, co-patrocínios do Bradesco e Santander, parceria da APPA e apoio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Embaixada Italiana no Brasil e do Momento Itália-Brasil.


NÚCLEOS E MÓDULOS


Para estimular o visitante a uma verdadeira viagem no tempo, Roma - A Vida e os Imperadores foi estruturada em ordem cronológica. O ponto de partida é o processo de estabelecimento do Império, período revivido por meio da vida e obra de César e Augusto, seus fundadores, e o destino final é o terceiro século, considerado o apogeu do domínio de Roma. 
A mostra é formada por quatro núcleos expositivos
Para cada núcleo, foram selecionados os mais representativos exemplares arqueológicos para contextualização da narrativa expositiva. Mapas, fotos e documentos ajudam o público a compreender com facilidade o traçado museográfico e recursos interativos permitem que o visitante vivencie a força e o legado histórico do Império em sua plenitude.


Eis os núcleos da exposição e seus respectivos módulos:

1. Entre César e Augusto: o nascimento do Império

Apresenta a dinastia, a vida e o legado de Júlio César (século I a.C. a III d.C), assim como as guerras dos romanos e a conquista da Gália. Neste núcleo, o público conhece ainda grandes monumentos e estátuas romanas e conta com referências a Augusto, assim como à religião e à fundação da cidade que se tornaria legendária. 
Os módulos:
- O mundo de César. As guerras dos romanos. A conquista da Gália.
- O mundo de Augusto. A cidade de Roma e seus monumentos. A família, amigos, intelectuais.
- O processo de romanização e da fundação da cidade.
- A representação do poder. Capitolino Religião e Culto Imperial.




2. Nero


O luxo e a opulência que marcaram o legado do imperador Nero, tornado soberano aos 17 anos, estão presentes neste núcleo. Exemplificada pelo grande número de joias em ouro, prata e esmeraldas, objetos do cotidiano de grande valor e elementos que fazem referência ao universo feminino da época, a riqueza exacerbada eleva Roma, ainda mais, aostatus de Império imponente e consolidado.
Os módulos:
- O Mundo de Nero.
- Nero artista.
- Teatro.
- Luxo. O mundo feminino: retratos, joias e objetos para a beleza.




3. O apogeu do Império


No centro de discussão deste núcleo estão os jogos do Circo e do Coliseu. Neles, a força e o poder se misturam com gladiadores e grandes lutas. Trata-se das atividades de “pão e circo”, que eram parte da rotina dos romanos nos tempos áureos do Império, sendo representadas também na arquitetura, nas atividades domésticas e cotidianas dos que lá viviam. Por isso, imagens e artefatos da cidade e do comércio da época, bem como retratos de imperadores e familiares também estão nesta parte da exposição.
Os módulos
- Os jogos do circo e do Coliseu: as raças e gladiadores.
- O domus e moradia. A casa de Pompeia.
- A vida em família e cotidiano: trabalhar, brincar, escrever e a intimidade.




4. Um Império multicultural

A última parte da exposição explora as variadas origens dos costumes romanos. Tendo dominado vastas regiões de distintas etnias em três continentes diferentes – Europa, África e Ásia –, as religiões (como sincretismo de deuses e introdução de novos cultos, como Mitra e Isis), os elementos de culturas regionais (de tribos africanas e comunidades asiáticas) e a miscigenação de povos foram fundamentais para a formação da sociedade romana. 
Os módulos:
- Religiões orientais.
- O povo da periferia para o centro do império.
- Da Europa para a África para a Ásia.
- Entre romanos e bárbaros.


INTERATIVIDADE


Roma – A Vida e os Imperadores apresenta ao público um mapa interativo que permite contemplar a vastidão do Império Romano em seu auge, com interface que possibilita a visualização dos limites do Império antigo sobre o mapa político do mundo atual. Além disso, há uma projeção interativa que banha os visitantes numa chuva de moedas de ouro, simbolizando a importância das moedas para o império romano. O legado da civilização romana está presente também no cotidiano dos brasileiros, mesmo que não percebamos - esse tipo interação traça comparações e demonstra as importantes influências que Roma deixou na sociedade atual.




SERVIÇO EDUCATIVO

Como para as outras exposições temporárias e mostras de obras do acervo realizadas pelo MASP, Roma – A Vida e os Imperadores tem um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas públicas e privadas. A idéia, neste contexto, é oferecer ao púbico um olhar aprofundado sobre o período narrado através dos objetos e obras.


Como visitar a exposição ROMA – A VIDA E OS IMPERADORES com o Serviço Educativo do MASP:




FONTE: MASP

Páginal principal do MASP aqu
i

Nenhum comentário: